domingo, 6 de dezembro de 2009

Depoimento de Usuário do boo-box

O boo-box realmente funciona

Há algum tempo tenho usado o boo-box aqui no Fator W para potencializar a venda de produtos da parceria que mantenho com o Submarino, que inicialmente era apenas para indicar aos usuários a compra de livros que eu costumo resenhar.

Para quem não conhece (alguém ainda não conhece?), o boo-box permite fazer links em imagens, vídeos ou textos para uma espécie de vitrine virtual que relaciona as tags deste link com produtos de lojas virtuais, como o próprio Submarino.

A ferramenta foi idealizada pelo Marco Gomes e logo se tornou uma startup e um dos poucos casos de produtos web criados no Brasil com boa repercussão no exterior.
Meus resultados

Antes de instalar o boo-box, eu só vendia alguma coisa no Submarino quando publicava uma resenha de algum livro e o leitor se interessava pela compra. Do valor total do livro, cerca de 8% vinham para mim.

Com o boo-box, passei a colocar o link da vitrine virtual nas imagens que ilustram cada post. Eu poderia colocar também links dentro do texto, mas não acho legal do ponto de vista de usabilidade, mesmo que a caixinha do boo-box apareça ao lado de cada link.

Depois que coloquei a ferramenta, começaram a aparecer no relatório do Submarino produtos que não tinham nada a ver com os livros. Ou seja, o boo-box estava funcionando. Descontando o crescimento natural das vendas com o aumento do número de acessos ao Fator W e o fato de que eu não exploro tanto os recursos como poderia, mesmo assim a ferramenta estava valendo a pena.

O resultado comparativo é que as vendas aumentaram cerca de 50% depois da implementação do boo-box. Parabéns então ao Marco e toda a equipe por criarem uma ferramenta tão útil para os blogueiros e também para os leitores.

Tirado de: http://fatorw.com/empreendedorismo/boo-box-funciona/

Orkut

O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google. Tais sistemas, como esse adotado pelo projetista, também são chamados de rede social.

O serviço foi designado para ajudar os usuários a encontrar novos amigos e manter as amizades já existentes. O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários e o site mais visitado. Na Índia é o segundo mais visitado.

Desde outubro de 2006, o orkut permite que os usuários criem contas sem necessidade de um convite.

Originalmente a sede do orkut era na California, mas em agosto de 2008, Google anunciou que o orkut será operado no Brasil pelo Google Brasil. Isso foi decidido devido a grande quantidade de usuários brasileiros e o crescimento dos assuntos legais.

Nota sobre o nome: apesar de Orkut ser um nome próprio, na programação visual do site (títulos e logos) a palavra está em minúscula (orkut).

No dia 29 de outubro de 2009, às 9hs:30min, a equipe do Orkut no Brasil lançou um novo modelo mais rápido, completo e intuitivo. Para se ter o novo modelo é nescessário adquirir um convite de um amigo que já tenha o novo.

Eu por exemplo faço uso do orkut como se fosse um caixa postal dos meus amigos. Ao ver que eles também estão conectados ou supor que eles logo vão se conectar eu lhes deixo recados (conhecidos no orkut como scraps) ao invés de por exemplo, mandar um torpedo SMS ou telefonar.

Netiqueta

Ao conjunto de regras de etiqueta (comportamento) na Internet, chamamos Netiqueta. Essas regras refletem normas gerais de bom senso para a convivência dos milhões de usuários na rede. A palavra pode ser considerada como uma gíria, decorrente da fusão de duas palavras: o termo inglês net (que significa "rede") e o termo "etiqueta" (conjunto de normas de conduta sociais). As recomendações servem para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, listas de discussão, etc. Serve, também, para regrar condutas em situações específicas (por exemplo, ao colocar-se a resenha de um livro na internet, informar que naquele texto existem spoilers; citar nome do site, do autor de um texto transcrito, etc.
Atente para o fato de que estas regras de etiqueta aplicadas à internet não são oficiais, nem estão documentadas em nenhum lugar. A compilação de normas abaixo está sendo escrita e expandida de forma colaborativa e voluntária, pelos próprios usuários da Internet.

"Internetês"

Vc jah viu exe tipo de texto? Pois eh, ixo eh o internetes... ou melhor, o internetês. Essa forma de expressão grafolingüística explodiu principalmente entre adolescentes que passam horas na frente do computador no Orkut, em chats, blogs e comunicadores instantâneos em busca de interação - e de forma dinâmica.

No Brasil, um batalhão de 15 milhões de usuários troca 500 milhões de mensagens por dia por meio do Messenger (MSN), o comunicador instantâneo da Microsoft.

- O brasileiro adere fácil à tecnologia; é um povo muito aberto à comunicação - explica Priscyla Alves, gerente de produtos, comunicação e marketing para Brasil e América do Sul da Microsoft.

O Ibope/NetRatings divulgou em janeiro que o internauta brasileiro continua sendo o campeão mundial da navegação, com uma média de 17 horas e 59 minutos, deixando para trás Estados Unidos, Japão e Austrália. Essa ansiedade do brasileiro por contato já foi alvo de estudo de Anne Kirah, uma antropóloga americana que vive em Paris e ajuda a Microsoft a desenvolver produtos.

Numa de suas pesquisas, Anne conviveu por semanas com famílias de adolescentes brasileiros. Chamou sua atenção a tendência de o interneteiro no Brasil ter, em geral, permissão para sair só uma vez por semana. A antropóloga concluiu que o nosso adolescente usuário do computador faz das ferramentas on-line uma extensão da vida social. Na frente do monitor, marca encontros, mantém viva a emoção do fim de semana e estreita laços com novos amigos.

A linguagem que pontua tal dinâmica social é o internetês. Integrados à tecnologia e com acesso fácil a computadores e conexões de banda larga (62% dos nossos internautas a usam), os jovens buscam respostas rápidas, proximidade com seus interlocutores e nutrem a expectativa de aproveitar cada momento de diversão. A ansiedade por contato teria estimulado, assim, o hábito de escrever mensagens e a busca de novas formas de expressão ligeira e funcional. No pacote, vieram a simplificação da linguagem e a farta eliminação de vogais.

Um dos principais objetivos desse "novo idioma" é a facilidade e o aumento na velocidade de se digitar, pois o intertenetês exclui os acentos gráficos e retira alguns letras julgadas "desnecessárias" pelos usuários.

Exemplos:
Qualquer
qlqr

Não
naum, ñ, n

Sim
xim, sm, s

Também
tb, tbm

Beleza
blz, blza

Beijos
bjs, bjos, bjus, bejus

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Midias Digitais daqui 5 anos

Imagino as mídias digitais daqui 5 anos com o surgimento de novas ferramentas, com mais pessoas podendo ter acesso a internet, grandes investimentos em publicidade virtual, negócios sendo realizados cada vez mais pela rede, etc.

Provavelmente ao decorrer desse tempo novos softwares e hardwares serão criados, e isso certamente também irá mudar o jeito em que funcionam as mídias digitais. É dificil tentarmos adivinhar o que ainda pode ser inventado e está por vir, mas para se ter uma idéia do que pode ocorrer, vamos voltar a um tempo atrás e analisarmos.

Quem há um tempo atrás podia dizer que hoje teríamos uma enciclopedia online com mais de 13 milhões de artigos, um canal virtual onde qualquer pessoa pode disponibilizar seus vídeos para acesso em qualquer parte do mundo ou então o próprio twitter, uma idéia simples que viria a conquistar grande parte das pessoas pelo mundo, inclusive grandes personalidades como artistas, presidentes, etc.

As mudanças do mundo estão aí e quando se fala em tecnologia parece que a evolução ocorre na velocidade da luz. Novas idéias e novos projetos são lançados a todo dia e nós temos que estar prontos para recebê-las e selecionar as que nos serão úteis.

Para não ficar louco ou ser chamado de um, cabe esperar para ver.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Vídeo Rafinha e a cybercultura

Não temos hoje como negar que as novas tecnologias são essenciais em nossa vida. Sobretudo para aqueles que já nasceram quando já existiam a internet, o celular, etc.

Eu posso me auto intitular como um desses, quando eu nasci, aproximadamente há 20 anos atrás, creio que o computador ainda não era tão popular, tão acessivel, mas isso logo mudou e hoje posso dizer que até mesmo nos tempos de escola fiz poucas pesquisas e trabalhos que não usei a internet.

Quando eu já tinha aproximadamente os meus 10 anos, os celulares estavam começando a se popularizar e eu ganhei o meu. Era aquele famoso Nokia 3280, que tinha o jogo da cobrinha, um avanço na época. Lembro que no início eram só eu e outro amigo meu que tinham celular na turma do colégio e todo mundo na hora do intervalo pedia pra jogar um pouco do jogo. Isso logo mudou, e pouco depois era dificil é de achar alguém na sala que não tivesse celular. Meus pais viram naquele momento em que me deram o aparelho uma forma de me controlar, de diminuirem a preocupaçao que tinham comigo quando eu saía da escola ate chegar em casa, quando ia dormir na casa de um amigo, etc.

Hoje digo sim que eu conseguiria viver sem essas tecnologias, mas talvez em um lugar onde ela não se faz tão necessária. Ao finais de semana as vezes quando vou para o sítio, onde não tem internet, nem sinal de celular (se não conectá-lo a uma antena externa) até que dá para se virar bem, mas morando na cidade, onde todos tem acesso a esses meios, não se pode ficar para trás. Sempre antes de sair para uma festa ou algo parecido dou uma entrada no msn para ver quem tá online, se alguém que eu queria falar não estiver on-line recorro para o orkut ou ligo. E se nada disso existisse?

A nossa vida já foi programada contando com isso, contando que se no dia do aniversário de um amigo se eu não vê-lo eu posso ligar para ele ou simplismente mandá-lo um recado pelo orkut. Aliás, ninguém hoje nem se preocupa muito em gravar datas de aniversário, pois é só se conectar ao orkut que lá ele avisa quem são os aniversariantes do dia.

Tudo se tornou hoje tão banal, que nem as empresas estão fugindo disso. Boa parte dos anuciantes de mídia impressa correu para a internet, criou sites de ouvidoria ao consumidor, canal de compras, etc. Até remédio se compra hoje em dia pela internet. Já assisti uma matéria na televisão inclusive onde médicos consultavam pacientes de casos mais complexos conectados à outros médicos de diferentes partes do mundo em tempo real, afim de tirar algumas dúvidas, receber sugestõs, etc.

Enfim, não há como esconder. Somo sim "rafinhas", adeptos ao que denominamos cybercultura ou cultura digital.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ad Word

O Ad Word é uma nova ferramenta importante de divulgação e anúncio na internet. Bem mais barata que os comuns banners, e também podendo ser bastante eficiente.

Ao criar uma propaganda no Ad Word, pode-se escolher determinadas palavras-chave que vão acionar os anúncios. Quando uma pessoa utiliza o google para fazer uma pesquisa, e ela usa das mesmas palavras chaves que voce escolheu para o seu anuncio, este aparecerá no topo da página. Para usar como exemplo, faça uma pesquisa no google com a própria palavra "ad word", logo veremos que no topo da página aparecerão os anuncios deste serviço do google, despois as paginas que falam sobre o tema. Porém, nem sempre precisa-se usar as palavras-chave que descrevem seu produto ou serviço. Em alguns casos é mais eficiente usarmos palavras que tem a ver com o tema mas que são mais buscadas na rede, com custos mais baixos por click e com maiores volumes de busca.

Com o ad Word é possível também escolher quanto irá pagar, quando for alcançado o limite de clicks escolhidos, o anúncio passa para partes mais baixas no ranking da página, mas não deixa de ser mostrado. Assim, alguém que não quer investir muito dinheiro com propaganda, pode anunciar no google ad word gastando quantias irrissórias, ainda mais se tratando de publicidade.

A internet é uma tendência do meio publicitário, e esta é ferramenta já é um sucesso.

Para a confecção deste trabalho foi pedido que fizéssemos uma simulação de anúncio para uma firma de moda íntima e pesquisássemos possiveis palavras-chave para esta. Assim foi feito, e aqui estão 5 palavras-chave que julguei eficientes.

"mulheres fio dental" - custo de 20 centavos por click, concorrência baixa e com 22200 buscas mensais

"calcinha de fio dental" - custo de 20 centavos por click, concorrência baixíssima e com 14800 buscas mensais.


"marquinha"
- custo de 20 centavos por click, concorrência relativamente baixa e com 33100 buscas mensais.

"mostrando calcinha" - custo de 20 centavos por click, concorrência baixíssima e com 49500 buscas mensais.
*Somente adicionando “a” e buscando por “mostrando a calcinha”, o preço continua baixo, o volume de pesquisa se mantem no mesmo mas a concorrência já aumenta bastante.

"calcinha" - Tem custo de 27 centavos por click, a concorrência é um pouco alta mas o volume de pesquisas impressiona, desta forma eu acabei julgando como vantajosa a escolha desta palavra. Em Agosto: 4.090.000 , média mensal de: 2.740.000 buscas.